Atriz foi a grande homenageada da abertura do 35º Cine Ceará, no Cineteatro São Luiz, e agradeceu emocionada o Troféu Eusélio Oliveira.
A abertura do 35º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, realizada no último sábado (20) no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, foi marcada por um momento de forte emoção. A atriz Mariana Ximenes subiu ao palco para receber o Troféu Eusélio Oliveira, honraria máxima do festival, que leva o nome do professor, pensador e cineasta cearense responsável por lançar as bases do evento há mais de três décadas.
Após receber o prêmio das maõs do cineasta cearense Halder Gomes, Mariana gravou um vídeo para as redes do evento destacou a ligação pessoal com o Ceará e lembrou das raízes familiares no Estado.
“O Ceará é parte de mim”
Em seu discurso, a atriz afirmou:
“Ó, eu tô profundamente emocionada de ter o Troféu Eusélio Oliveira, que inclusive é um pensador, um professor e um realizador de cinema cearense. Receber essa homenagem nesse momento da minha vida e ainda na terra de minha mãe, dos meus familiares, tem um simbolismo muito forte. O Ceará é parte de mim.”
Ela ressaltou a importância do reconhecimento:
“É o meu primeiro troféu de homenagem. Isso é muito significativo, muito simbólico. Vocês, Cine Ceará, me fizeram revisitar a minha trajetória, o meu caminho até aqui e, sobretudo, me fizeram resgatar as minhas raízes.”
Um festival gratuito e acessível
Mariana também fez questão de convidar o público a prestigiar a programação do evento:
“Olha, eu aproveito para dizer que esse festival está lindo, tem uma curadoria maravilhosa, é gratuito. Então, público que estiver aqui em Fortaleza, venha prestigiar porque vai até dia 26 com uma programação maravilhosa. Vamos viver o cinema. Vem para cá. Vem para o Cine Ceará.”
Festival segue até 26 de setembro
O 35º Cine Ceará segue até o dia 26 de setembro, com exibições no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, na Praia de Iracema. Além das mostras competitivas ibero-americana de longas, brasileira de curtas e Olhar do Ceará, o evento conta com debates, mostras especiais e sessões comentadas com realizadores.
Toda a programação é gratuita, com ingressos distribuídos pelo Sympla (no caso do São Luiz) e na bilheteria do Cinema do Dragão (uma hora antes de cada sessão).