Foto: Micael Bergamaschi
O Ceará volta a ser palco de uma das maiores celebrações das artes circenses no Brasil. De 31 de outubro a 15 de novembro, acontece a 11ª edição do Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC), com programação gratuita em cinco cidades: Fortaleza, Aquiraz, Paracuru, Itapipoca e Canoa Quebrada (Aracati).
Ao todo, mais de 100 artistas se apresentam em 40 espetáculos, reunindo 32 trabalhos selecionados entre 628 inscrições vindas do Brasil e de outros seis países: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha e Uruguai. A curadoria buscou contemplar desde linguagens tradicionais até experimentações contemporâneas, sempre com foco na diversidade e na representatividade.
Do Ceará, participam nomes como Cia Epidemia de Bonecos (Fortaleza), Coletivo Quintal (Fortaleza), Grupo Desequilibradoz (Maracanaú), Orquestra Circulante (Itapipoca), Palhaça Coragem (Fortaleza), entre outros. O festival também recebe artistas de estados como Pernambuco, Piauí, Amazonas e Rio Grande do Sul, além de grupos internacionais como Balagan Circus (Argentina/Uruguai), Duo FITI & PALDI (Chile) e Ingrid Bogotá (Colômbia).
A diretora do festival, Giza Diógenes, destaca o evento como um espaço de encontro e visibilidade: “Mais que um festival, o FICC é um espaço de conexão e valorização das artes circenses — em especial das vozes e práticas que atuam nos territórios, nas lonas e nas ruas”.
Com acesso gratuito, o Festival conta com apoio da Secult-CE, patrocínio da Funarte e parcerias institucionais que reforçam seu papel estratégico de descentralização cultural no estado.

Serviço
11º Festival Internacional de Circo do Ceará
31 de outubro a 15 de novembro de 2025 Fortaleza (31/10 e 03/11), Aquiraz (01 e 02/11), Paracuru (05 e 06/11), Itapipoca (07 e 08/11) e Canoa Quebrada – Aracati (14 e 15/11)
www.festivaldecircoceara.com
📲 @festivalcircoceara